Projeto com jogos educativos "Com ludicidade a aprendizagem é garantida."

Jogos educativos auxiliam no aprendizado|Foto: Maria Rita/instituto.cancaonova.com

 

Para desenvolver habilidades e contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática e Português, foi trabalhado um projeto com jogos educativos com o tema “Com ludicidade, a aprendizagem é garantida”, sob a orientação da educadora do Apoio Pedagógico, Aline Capucho, com os educandos dos 2ºs ao 5ºs anos do Ensino Fundamental I do Instituto Canção Nova.

O projeto realizado com jogos educativos trabalhou de forma lúdica, experienciando e estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, auxiliando assim, os alunos no processo de construção do conhecimento com regras para convívio na sociedade. O desenvolvimento deste projeto potencializou essas capacidades, ampliando as possibilidades de compreensão e transformação da realidade. Sendo que, o jogo não foi apenas visto como divertimento ou brincadeira para liberar energia, pois ele favoreceu o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e principalmente a interação e o respeito pelo próximo.

“O jogo e a brincadeira permitem ao aluno criar, imaginar, fazer de conta, funciona como laboratório de aprendizagem, permitem ao aluno experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente aprender” (VYGOTSKY e LEONTIEV, 1998, p. 23).

 

Atividades lúdicas com jogos|Foto: Aline Capucho/instituto.cancaonova.com

 

Os jogos educativos são recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades, se bem elaborados e explorados, não só possibilitam o desenvolvimento de processos psíquicos, por parte do educando, como também servem como instrumentos de conhecimentos para entender os diferentes modos de comportamento humano.

Segundo Piaget (1973) o aluno em atividade de maneira imediata com os objetos do conhecimento é o que causa a direta aprendizagem, estimulando as ações cognitivas, sustentando assim seu desenvolvimento.

Nas aulas de Português, foram utilizados jogos que exploraram as inteligências linguísticas e pessoais. Os jogos matemáticos foram introduzidos para amadurecer os conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados como adição, subtração, raciocínio lógico, memória, entre outros. Eles foram escolhidos e preparados com cuidado para levar o aluno a adquirir conceitos matemáticos de importância.

Referências
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 3 ed. Rio de janeiro: Editora Zahar, 1973.
VYGOTSKY, L. S. e LEONTIEV. ALEXIS. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Edusp, 1998.

Leia também:

Projeto Monsenhor Jonas

Dicas de jogos educativos:

Aline Capucho dos Santos

Aline Capucho dos Santos é Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pela Universidade Salesiana de Lorena.

Atua como pedagoga no Instituto Canção Nova.