Educandos visitam Cerâmica Artística

Estudantes acompanharam a fabricação de pequenas obras em forma de animais e vasos |Foto: Maria Rita

Estudantes acompanharam a fabricação de pequenas obras em forma de animais e vasos |Foto: Maria Rita

Neste bimestre os estudantes do 4º ano A e B do EF realizaram em sala de aula estudos sobre os diferentes tipos de solo. Para enriquecer o conteúdo e tornar a aula mais prazerosa, lúdica e dinâmica a professora Milene Martins trouxe para a escola amostras de solo e orientou a turma a identificá-los no dia a dia. Além das atividades realizadas, os educandos tiveram a oportunidade de visitar a Cerâmica Luso Brasil com o objetivo de visualizarem a utilização da argila (um dos tipos de solo estudado) na produção de vasos, louças, dentre outros utensílios “possibilitando às turmas um aprendizado significativo”. Relata Samira Andrade – Coordenadora do Ensino Fundamental.
Durante a visita, os estudantes tiveram oportunidade de aprender passo a passo como desenvolver um objeto feito de argila. “Primeiro a argila é retirada e transformada em líquido e é colocada em formas até endurecer. Depois de malhada e formada, é levada ao forno. Ao ser retirada a peça é pintada e depois é só aguardar secar. Algumas peças que não dão certo são retiradas e aproveitadas”. Afirma o estudante José Guilherme – 4º ano A. A outra aluna do Instituto Canção Nova, Maria Esther – 4ºano B, disse que o mais interessante foi ver o ceramista pegar a argila, moldar e “transformar em lindas obra de arte de cerâmica”, afirma a menina.

Todas as fotos sobre esta visita você confere aqui

Estudantes visitam Cerâmica luso Brasil

Cerâmica Luso Brasil – Arte que encanta|Foto: Maria Rita

 


Maria Rita

Maria Rita Castro, casada, mãe de dois filhos. É colaboradora da FJPII e atua no Núcleo de Comunicação do Instituto Canção Nova