No dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, na disciplina de Artes, os educandos dos 1°s anos do Ensino Fundamental, em casa com a sua família confeccionaram uma linda árvore com material reciclável e em sala apresentaram como foi confeccioná-la e os materiais que utilizaram. Refletiram sobre a importância da árvore para o planeta a partir da frase: “Faz oxigênio, faz sombra, têm frutas deliciosas e faz falta! Preserve!” O dia dedicado à árvore é uma maneira de nos conscientizarmos da importância da arborização. As árvores são importantes para a vida dos homens, pois fornecem o ar que respiramos além de nos dar alimentos, como frutas e remédios que são extraídos de algumas delas. Também nos fornecem sombra e madeira para construção de casas, móveis e celulose para a fabricação de papel. Consumir, mas sem esquecer-se de cultivar, preservar para não faltar.
Os educandos fizeram uma releitura de sua árvore em desenho no caderno e na disciplina de Português, pois estão trabalhando a formação de frases, criando e escrevendo uma frase com a palavra árvore.
Durante a semana, na disciplina de Ciências, estudaram sobre consciência ambiental, assunto tão importante para a preservação do meio ambiente. Foi feito um debate em que os educandos falavam de um problema ambiental e uma solução para preservar. Eles expressaram problemas ambientais como: colocar fogo no quintal, jogar lixo nas ruas e rios, derrubar árvores, jogar óleo de cozinha na pia e como pequenas atitudes como separar corretamente o lixo para a coleta seletiva, reciclar lixo com sucata como fizeram na confecção da árvore, separar óleo para fazer sabão, contribui para o cuidado com o meio ambiente. Eles perceberam que com atitudes simples nos tornamos pessoas com uma consciência ambiental importante para futuro do planeta.
Com a frase “Quando penso no futuro do meio ambiente, eu vejo…” eles partilharam a alegria de como querem encontrar no futuro o nosso meio ambiente. Eles se interessam pela temática e chegam a formar suas próprias opiniões. Um educando disse: “Tia estava na rua e um homem adulto jogou papel no chão, eu fui lá peguei o papel e o joguei no lixo!”. A professora respondeu ao educando: “Parabéns! Você se tornou um agente multiplicador, uma criança consciente, com a sua atitude cuidou do meio ambiente e ajudou esse homem a entender que todos podem aprender sobre educação ambiental. Em conjunto, a escola e a família são capazes de oferecer para as crianças e jovens, uma educação ambiental que vai além do colégio, estando presente na rotina dos estudantes e em suas ações diárias.