Por Marina Nunes
Quando é dia de brinquedoteca, a alegria invade o coração das crianças. O brincar faz parte do desenvolvimento da criança e, quando brinca, ela reproduz seu cotidiano.
O papel da brinquedoteca escolar no Instituto Canção Nova é desenvolver atividades lúdicas e brincadeiras, proporcionando o desenvolvimento da criança por meio de acompanhamento e observação diária. O espaço está organizado com brinquedos, fantasias, fantoches, jogos e livros infantis. As crianças são convidadas a brincar toda semana, sempre divididas em grupos. Quando entram neste espaço, estabelecemos alguns combinados: retirar o sapato, emprestar os brinquedos, respeitar os colegas, guardar os brinquedos. Também existe um tempo determinado para a brincadeira. Para ajudar a criança a compreender esse limite de uma forma mais lúdica temos um relógio na forma de um sapinho, que apelidamos de “Zeca”.Quando ele sinaliza é hora de finalizar o momento da brinquedoteca e as crianças são estimuladas, por meio da intervenção/observação, a guardar os brinquedos e deixar a sala organizada para o próximo grupo.
A cada mês desenvolvemos brincadeiras dirigidas ou projetos específicos de cada turma, sempre em parceria com as professoras, como um “jogo da memória gigante”, “bolinha de gude ao alvo” ou “pebolim”, por exemplo. Confeccionamos fantoches com meias ou material reciclável, realizamos contação de histórias, momento em que todo o grupo brinca junto. Com isso estimulamos a criatividade, a sociabilidade, a oralidade, a concentração, o desenvolvimento do raciocínio e da inteligência, valorizamos os sentimentos afetivos, entre outros.
Estar nesse ambiente não é simplesmente uma distração para a criança. Os momentos na brinquedoteca visam oferecer uma nova possibilidade no processo de ensino-aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras, com situações em que a criança entra em contato com seu mundo interior e suas vivências, passando a compartilhá-lo diante de suas escolhas.
Veja algumas fotos: