Escola Promove Diálogo de Conscientização Sobre Autismo

Por Marina Caetano Nunes

Diálogo sobre Autismo “Um chamado para a mudança”

 

Mesa Redonda – Diálodo sobre Autismo|Foto: Thalita Sianne/instituto.cancaonova.com

 

A Organização das Nações Unidas definiu o dia 02 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O azul é usado para chamar a atenção para este transtorno de desenvolvimento, que afeta a forma como os indivíduos se comunicam e interagem, ele é complexo e muito mais comum de se ocorrer do que se imagina.

O Instituto Canção Nova promoveu neste dia diferentes atividades de conscientização. Uma noite de formação com o tema “Diálogo sobre Autismo – Um chamado para mudança”, para melhor capacitar profissionais, familiares e público em geral, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos da formação foram fortalecer o compromisso com a inclusão social, a conscientização do Autismo, numa mudança de hábitos para promover a fraternidade.

 

Formação Pedagógica | Foto: Thalita Sianne

 

A capacitação aconteceu no Auditório São Paulo – Canção Nova e contou com a presença de profissionais da área da educação e mães de crianças autistas. Compôs a mesa, a psicopedagoga Marina Caetano Nunes, responsável por ministrar o encontro,  e a psicomotricista Liliane Silva do Instituto Canção Nova, a psicóloga Maria Fernanda do Instituto Cacau, da cidade de Lorena, Celma Rosa, mãe de autista e fundadora do Instituto Meu Mundo Azul, da cidade de Potim, Sílvio César professor de educação física com experiência em adaptação para deficientes, Lucilene Carvalho e Luciana Lafaete, mães de autistas e participantes do grupo Cata Vento, da cidade de Cachoeira Paulista.

“O momento foi de grande aprendizado, pois vivenciei a participação das famílias, do envolvimento delas em dar condições de uma vida melhor a seus filhos autistas. A troca de experiências foi rica e houve o reconhecimento de que é preciso juntar forças de toda a sociedade, para garantir os direitos a essas crianças e jovens como cidadãos”, relatou a educadora do Instituto Canção Nova, Berenice Cruz Machado.

 

Educandos demonstram palavras de carinho, respeito e amor aos portadores de Autismo|Foto: Maria Rita/instituto.cancaonova.com

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi também celebrado com muita alegria entre a coordenação, educadores e educandos do Ensino Fundamental I do Instituto Canção Nova, com a motivação da psicóloga escolar Amanda Borges.

Confira a galeria de fotos das diferentes atividades de Conscientização do Autismo
Ensino Fundamental I
 
Formação Pedagógica – Diálogo sobre Autismo “Um chamado para a mudança”