Pais e Educadores recebem capacitação sobre Método Fônico para Alfabetizar Crianças

O Método Fônico é simples e eficaz| Fotos: Maria Rita

O Instituto Canção Nova promoveu, nesta terça-feira (10/10), uma Formação para Pais e Educadores com o tema: Alfabetizar: como e por quê? Nesta palestra o professor Carlos Nadalim explicou a importância de preparar as crianças para a alfabetização e apresentou o método fônico; além de citar alguns métodos que considera ineficazes e que devem ser evitados neste processo.

Na segunda palestra, Carlos Nadalim, conversou com os pais e educadores sobre o livro Linha, Costura e Agulha: Canção, Brincadeira e Leitura, de autoria do Francisco Marques, Estevão Marques, Walter Lara e dele próprio. O livro relata canções que podem ser trabalhadas em sala de aula como subsídio para o método fônico, o qual definiu como o método mais eficaz no processo alfabetizador.

A Formação para Pais e Educadores recebeu cerca de 250 participantes, entre pais e responsáveis de estudantes do Instituto Canção Nova, educadores, estagiários, escolas da região do Vale do Paraíba e interessados.

Para a Diretora-adjunta do Instituto Canção Nova, Ana Luíza Sinieghi, a cooperação dos pais e dos responsáveis no processo educacional das crianças é vital, sendo a formação do professor Carlos Nadalim de fundamental importância. Os pais colaboram para o sucesso ou fracasso da criança, dependendo de sua participação ou não na vida escolar de seus filhos.

O casal Thiago Camargos e Andréa Camargos, conhecido por Tiba e Déia, missionários da Comunidade Canção Nova e youtubers, participaram desta formação e relataram que nas férias de 2016 baixaram o ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa” do palestrante; e em clima descontraído aplicaram o método fônico para seus dois filhos – Bento, de 5 anos e Matias, de 4 anos. Em família constataram que o método fônico é simples e eficaz. O Bento ler fluentemente e o Matias já escreve palavras.

Fabiana Camargos Guimarães, jornalista e mãe do Miguel (8) e Davi (3) relatou que o conteúdo abordado na Formação com o professor Nadalim é de fundamental importância para todos os pais. Diante da palestra, Fabiana pretende incluir a atividade física ou ginástica infantil na rotina dos seus filhos.

Entre palestras e bate-papos os participantes saíram entusiasmados em aprofundar os conhecimentos sobre a pré-alfabetização e, claro, sem esquecer da linda missão de formar um homem novo para um mundo novo, por meio da educação.

 


Eugênia Fraante

Eugênia Fraante é missionária na Canção Nova desde 2003. Cursou Pedagogia pelo Centro Unisal de Lorena e é graduanda do curso de Jornalismo. Atua no Instituto Canção Nova como analista júnior, produtora de conteúdos Web, Social Media e Gestora do Núcleo de Comunicação.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Ele será aprovado automaticamente.