Pais e Educadores recebem capacitação sobre Método Fônico para Alfabetizar Crianças

O Método Fônico é simples e eficaz| Fotos: Maria Rita

O Instituto Canção Nova promoveu, nesta terça-feira (10/10), uma Formação para Pais e Educadores com o tema: Alfabetizar: como e por quê? Nesta palestra o professor Carlos Nadalim explicou a importância de preparar as crianças para a alfabetização e apresentou o método fônico; além de citar alguns métodos que considera ineficazes e que devem ser evitados neste processo.

Na segunda palestra, Carlos Nadalim, conversou com os pais e educadores sobre o livro Linha, Costura e Agulha: Canção, Brincadeira e Leitura, de autoria do Francisco Marques, Estevão Marques, Walter Lara e dele próprio. O livro relata canções que podem ser trabalhadas em sala de aula como subsídio para o método fônico, o qual definiu como o método mais eficaz no processo alfabetizador.

A Formação para Pais e Educadores recebeu cerca de 250 participantes, entre pais e responsáveis de estudantes do Instituto Canção Nova, educadores, estagiários, escolas da região do Vale do Paraíba e interessados.

Para a Diretora-adjunta do Instituto Canção Nova, Ana Luíza Sinieghi, a cooperação dos pais e dos responsáveis no processo educacional das crianças é vital, sendo a formação do professor Carlos Nadalim de fundamental importância. Os pais colaboram para o sucesso ou fracasso da criança, dependendo de sua participação ou não na vida escolar de seus filhos.

O casal Thiago Camargos e Andréa Camargos, conhecido por Tiba e Déia, missionários da Comunidade Canção Nova e youtubers, participaram desta formação e relataram que nas férias de 2016 baixaram o ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar seus Filhos em Casa” do palestrante; e em clima descontraído aplicaram o método fônico para seus dois filhos – Bento, de 5 anos e Matias, de 4 anos. Em família constataram que o método fônico é simples e eficaz. O Bento ler fluentemente e o Matias já escreve palavras.

Fabiana Camargos Guimarães, jornalista e mãe do Miguel (8) e Davi (3) relatou que o conteúdo abordado na Formação com o professor Nadalim é de fundamental importância para todos os pais. Diante da palestra, Fabiana pretende incluir a atividade física ou ginástica infantil na rotina dos seus filhos.

Entre palestras e bate-papos os participantes saíram entusiasmados em aprofundar os conhecimentos sobre a pré-alfabetização e, claro, sem esquecer da linda missão de formar um homem novo para um mundo novo, por meio da educação.

 


Eugênia Fraante

Eugênia Helena Fraante, missionária da Comunidade Canção Nova. Cursou Pedagogia e atua como Assessora de Comunicação no Instituto Canção Nova.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.