Projeto Humanizar: Prevenção e Combate ao Bullying na Escola

Por Jôsy Braga

A partir dos fatos dolorosos e marcantes que aconteceram na cidade de Suzano/SP – e que lamentavelmente acontecem na sociedade – durante a aula de Sociologia com a Professora Carina Ricci, que houve em sala de aula a discussão deste tema: o Bullying – prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima que geram sofrimentos marcantes e profundos.

 

 

 

 

Sentindo a necessidade de expandir esse assunto para uma maior parte da comunidade escolar, foi que os próprios alunos mostraram o interesse e a vontade de serem agentes de construção de uma nova ação e formação a partir de um projeto que despertasse nos demais alunos, a consciência de suas próprias ações para que o bullying, além de não ser utilizado, não possa ser entendido como uma simples brincadeira.

 

 

Projeto Humanizar: Palestra de Prevenção e Combate ao Bullying|Foto: Natanael Prado / instituto.cancaonova.com

 

 

As turmas das 3ª séries do Ensino Médio, mobilizados a fazerem a diferença em seu meio formativo, junto às disciplinas de Sociologia e Psicologia, apresentaram à comunidade escolar do Ensino Fundamental II e Médio do Instituto Canção Nova, no período de 10 e 11 de abril deste ano, o Projeto Humanizar – Bullying não tem graça!, com o objetivo de conscientizar e combater o bullying no ambiente escolar e ainda, através deste saber propagado, poder levar este aprendizado aos demais espaços da vida.

Nesta determinação, os alunos, buscaram parceria com outras disciplinas como Psicologia e Matemática – Jôsy Braga, Amanda Borges e Rodrigo Barroso. Estes, uniram forças com os alunos e promoveram palestras: “Bullying não é brincadeira e não tem graça”.

 

 

 

 

Foram momentos ricos e de muita aprendizagem, em que os alunos promoveram uma interação e uma reflexão intensa sobre o tema, além de uma exposição de Murais de Impactos e Murais de Incentivo e Autoestima em vários espaços da escola.

Outra ideia louvável, também de iniciativa dos alunos das 3ª séries, foi a criação da Caixa do Desabafo, em que os alunos que assim quisessem, poderiam de forma anônima (ou não) escrever sua realidade frente a uma experiência de Bullying, para que assim, pudesse haver uma ação conjunta personalizada de combate a esta prática que deve ser erradicada de nosso meio escolar principalmente.

 

 

 

 

Depois deste projeto desenvolvido, percebeu-se um engajamento maior e a compreensão de que não tem graça rir e promover a dor do outro!

Parabeniza-se a todos os envolvidos, em especial, os alunos e alunas da 3ª série, que tão lindamente abraçaram e fizeram história com este projeto de suma importância para este sonho maior plantado e acreditado por quem primeiro sonhou este espaço – Monsenhor Jonas Abib – de Formar Homens Novos para o Mundo Novo.

Registra-se, por fim, a profunda gratidão ao Deus Criador, que diariamente, aponta-nos caminhos de Fé e Esperança para olhar para a Educação com uma das direções para a salvação.

 

Confira abaixo as fotos do projeto: