Projeto de Leitura e Escrita dos 2°s anos do Ensino Fundamental

Alunos no Asilo São Vicente, em Cachoeira Paulista-SP|Foto: Natanael Prado/instituto.cancaonova.com

 

Com o intuito de trabalhar as dificuldades de Leitura e Escrita dos Alunos dos 2°s anos do Ensino Fundamental, as professoras Alline Tavares e Fabiane Sampaio juntamente com os alunos, desenvolveram um projeto baseado no livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, da escritora Australiana Mem Fox. O livro conta a história de um garoto que mora ao lado de um asilo, onde vive sua melhor amiga, uma senhora de 96 anos que perdeu a memória. De uma forma simples e carinhosa, a criança ajuda a idosa a resgatar suas lembranças e nos ensina que uma questão complicada pode ser superada quando passado e presente andam de mãos dadas.

 

Projeto de Leitura e Escrita dos alunos dos 2°s anos do Ensino Fundamental/instituto.cancaonova.com

 

O Projeto foi desenvolvido em várias etapas ao longo do Semestre, tendo em vista sempre o aprimoramento da Leitura, Escrita e Interpretação de Textos. A primeira atividade feita pelos alunos foi sentar em roda, em companhia dos professores, e questionar: o que é memória? Em seguida, antes de fazer a leitura da história completa, foi feita a investigação da capa do livro. Após a leitura completa, foi feito o jogo de memória com os personagens do livro.

Na segunda atividade, a professora trouxe em sala uma caixa com suas próprias memórias para fazer uma relação de materiais antigos, como jornais, revistas, fotos, cartas, cadernos, e discutir que memória esses materiais guardam. Como tarefa, os alunos foram desafiados a explorar o conteúdo do texto e, com ajuda de um adulto, pesquisar sobre “Memória” e trazer as informações descobertas na aula seguinte.

 

Banco de “Memórias”dos alunos dos 2°s anos do Ensino Fundamental/instituto.cancaonova.com

 

Na aula seguinte, cada educando trouxe sua pesquisa sobre memória, feita em casa, e apresentou-a para os coleguinhas, compartilhando todo conhecimento adquirido durante a pesquisa. O jogo do bingo foi uma forma de explorar palavras e objetos reunidos por Guilherme Augusto e os personagens do texto. Como atividade em casa, foi proposta a leitura de um trecho do poema “Antiguidades”, de Cora Carolina, e a interpretação oral, enfatizando que a memória se forma pelos sentidos. Com isso, os alunos foram novamente desafiados a trazerem uma receita familiar que fizesse parte da história deles.

 

Receitas feita pelos pais e as crianças|Foto: Natanael Prado/instituto.cancaonova.com

 

Como penúltima atividade do projeto, os alunos apresentaram para a turma suas receitas e as histórias delas em suas famílias. Para encerrar os trabalhos, as crianças, em companhia de seus pais, prepararam as receitas apresentadas na sala de aula em casa e realizaram, junto com os professores e coordenadores, uma visita ao Asilo da cidade, onde conheceram os idosos e compartilharam suas memórias com eles para, depois, partilhar um delicioso café da tarde, criando novas lembranças e tornando o dia muito especial e de extrema emoção.

 

Crianças visitam Asilo São Vicente, em Cachoeira Paulista-SP|Foto: Natanael Prado/instituto.cancaonova.com

 
O Instituto Canção Nova, sente-se imensamente orgulhoso pelo projeto desenvolvido e por poder proporcionar experiências às crianças, que certamente serão sempre lembradas.
Veja as fotos de cada etapa do projeto: