Projeto "Leitura em família"

Uma forma prazerosa e significativa de contribuir na formação de pequenos leitores.

 

A participação da família é fundamental na formação do filho como leitor | Foto: Adriany Escobar/instituto.cancaonova.com

 

Com o propósito de despertar o gosto pela leitura, conscientizar as crianças sobre a importância dos livros no seu desenvolvimento e integrar a família no processo de valorização da leitura, os pequenos do Nível II, sob a orientação da professora Thalita Sianni, realizaram, neste segundo semestre, o projeto “Leitura em Família”.

A proposta do tema surgiu devido à preocupação com o aumento da utilização dos aparelhos eletrônicos pelas crianças e, consequentemente, pouco manuseio de livros, aparentemente também devido à falta de incentivo. A leitura amplia a visão do mundo, possibilita a vivência de inúmeras emoções e abre espaço para a imaginação e para o mundo mágico proporcionado por ela, explica a professora. Portanto, estimular a leitura de livros para as crianças é imprescindível para que essa possibilidade não se perca no futuro.

Entre muitas atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com o intuito de despertar ainda mais o gosto pelo universo da literatura, as crianças visitaram a biblioteca da escola, escolheram o livro que mais chamou sua atenção e levaram para ler em casa. Numa dinâmica divertida e em família, os pais tiveram um tempo de leitura com os filhos.

 

Crianças já escolhem os livros que querem ler | Foto: Maria Rita/instituto.cancaonova.com

 

Para Adriany de Araújo Escobar, mãe do aluno Leonan, ler para o filho é sempre incrível. Ver o rostinho dele vidrado nas imagens, a curiosidade em saber o que vem nas próximas páginas é sempre emocionante. “Cada livro mostra um mundo diferente, que nos faz ir além de nossas imaginações”.

Já para Marcela Ruback Giffoni, o projeto de leitura em família foi um momento maravilhoso de convivência, aprendizagem e troca de experiências. Segundo a mãe, cada um com seu grau de maturidade, exercitou a interpretação e a interatividade diante da divergência de opinião. As crianças ficaram muitos felizes com este momento de leitura em conjunto, o que foi confirmado ao final, quando propuseram a leitura de outro livro, comenta a mãe da aluna Elena.

Outras práticas realizadas, dessa vez em sala de aula, foram a atividade escrita como interpretação das histórias ouvidas, o jogo de dados contendo seis perguntas sobre um livro e a exposição das fichas de leitura.

Neste projeto, foram trabalhados eixos essenciais como Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade, utilizando alguns recursos simples como livros infantis de diferentes gêneros textuais e vídeos sobre a importância da leitura.

Sabemos que a leitura é uma hábito importante que deve ser iniciado na infância. Para nossas crianças não foi diferente… a curiosidade e o encantamento desvendaram o universo mágico da literatura infantil, contribuindo no enriquecimento da aprendizagem de nossas crianças. A maior intenção é que esse encantamento nunca se perca!

Confira as fotos da atividade realizada em sala de aula “Jogo de dados”: uma pergunta, uma resposta.

 


Maria Rita

Maria Rita Castro, casada, mãe de dois filhos. É colaboradora da FJPII e atua no Núcleo de Comunicação do Instituto Canção Nova

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Ele será aprovado automaticamente.