Por Aline Tayná
A psicopedagogia é o campo do saber que resulta da junção da psicologia e da pedagogia, tendo como objetivo favorecer o processo de ensino aprendizagem, através dos pontos essenciais para o desenvolvimento integral do aluno de forma subjetiva, ou seja, dar o suporte necessário para o educando, para a família e para instituição considerando os fatores cognitivos, sociais e emocionais.
A partir desses fatores e do impacto que os mesmos podem acarretar para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar, a psicopedagogia surge como uma ferramenta que busca estimular e identificar as possíveis causas que impedem o desempenho na retenção de informação e na realização e/ou conclusão das atividades escolares.
Partindo deste ponto, é importante destacar que a aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria de forma ativa da experiência humana, ou seja, da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes.
Existem várias expressões de processos de aprendizagem, mas a base de todos eles é que a aprendizagem tem três principais pontos de domínio, sendo eles: psicomotor, cognitivo e afetivo. Por isso, a concentração, memorização, atenção, coordenação motora, lateralidade, noção espacial, entre outros são tão importantes para uma aprendizagem fundamentada.
Nesse sentido, o Instituto Canção Nova oferece o serviço de psicopedagogia como um suporte para que a criança consiga apreender os conceitos vivenciados em sala de aula, mas também estimular as áreas que precisam ser mais desenvolvidas. Esse acompanhamento é realizado semanalmente com atividades lúdicas e jogos pedagógicos que buscam despertar as habilidades necessárias para a aprendizagem e os estímulos para que o rendimento em sala de aula atinja o que é esperado, sem deixar de considerar seus pontos fortes e suas necessidades emocionais e sociais.
Por se tratar de uma psicopedagogia institucional, nenhum diagnóstico é fechado pela profissional da escola, mas, partindo da observação e do levantamento de hipótese, se necessário, o aluno é encaminhado para uma avaliação externa com profissionais específicos da área em defasagem, com o objetivo de favorecer e garantir um ensino de qualidade.