A importância da afetividade no processo de aprendizagem

 

Imagem de Daniela Dimitrova por Pixabay

Imagem ilustrativa | pixabay.com

 

A educação se transformou em muitos aspectos e ainda se transforma a cada dia. Muitas vezes, quando pensamos em educação, logo vem em mente o saber pedagógico, os conteúdos, porém precisamos estar atentos a nossa demanda principal, o estudante.

Caracterizando-se por uma construção diária, o processo de aprendizagem precisa envolver aspectos cognitivos e sócio emocionais, isso significa que é necessário voltarmos nosso olhar também à história de vida, as emoções que o estudante traz.

Segundo o pensador Jean Piaget, o desenvolvimento intelectual tem dois componentes: o cognitivo e o afetivo, que caminham juntos.

A afetividade pode ser estabelecida de diversas formas, não se trata somente do contato físico, abraços e beijos, mas sim da atenção plena, do olhar as particularidades de cada um, do respeito aos limites, da expressão de sentimentos e das estratégias traçadas para cada aluno ao longo do processo.

É importante ressaltar que o processo de aprendizagem não é construído somente no ambiente escolar, mas também em família. Por isso, é extremamente importante que a família esteja presente e atenta às demandas do estudante, para que o processo de aprendizagem ocorra em parceria, em busca de um objetivo em comum.

 

Assista o vídeo: Do que você sente saudade ?

 

 

Como a família pode ajudar nesse processo neste tempo de aulas online?

É necessário que família e escola estejam em parceria, para que a aprendizagem não somente neste tempo, mas em todos os outros aconteça de forma sadia.

A aprendizagem precisa ser revigorante e estimulante, por isso precisamos dispor de recursos simples, mas eficazes.

Diante dessa nova realidade de ensino remoto, seguem algumas dicas de como propiciar a aprendizagem e afetividade neste tempo:

  • Acompanhe o estudante na organização da sua rotina;
  • Estejam atentos as dificuldades que possam aparecer e motive-os a tirarem dúvidas com os professores;
  • Evite comparações entre um estudante e outro, principalmente no que se refere ao tempo de aprendizagem;
  • Procure inserir em sua rotina frases que possam estimulá-los e acolhê-los;
  • Participe das atividades propostas pela escola junto com o estudante;
  • Estejam cientes da importância da família no processo de aprendizagem;
  • A educação é um processo sério e exige comprometimento e disponibilidade da família e da escola.

 

Veja também: Como segurar o lápis corretamente

 

Juntos somos mais!


Amanda Pereira

É graduada em Psicologia, Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Seus hobbies são estar junto com sua família e conviver com as crianças. Atualmente exerce a função de Psicóloga Escolar no Instituto Canção Nova.