“A Quinta-feira de Adoração é um momento de intimidade com Deus. É um dia no qual recarrego minhas forças. São apenas alguns minutos, mas é tão bom! Me sinto acolhida, reconfortada, amada e o vazio interior, acaba”. Afirma Suzana Ligabo, da 1ª série do Ensino Médio.
O Instituto Canção Nova, como uma Unidade de Ensino Católica, organiza momentos de formação para os educadores, educandos, colaboradores e demais equipes a cerca da espiritualidade do carisma Canção Nova na educação. Por essa razão, a Quinta-feira de Adoração é uma dessas ocasiões.
Desta forma, às Quinta-Feiras, o Núcleo de Espiritualidade da escola programa um tempo com Jesus Sacramentado destinado à Educação Infantil; Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Técnico, para que cada cristão se coloque na presença de Deus a fim de expressar a “oração de adoração”.
“Não omitais nunca a visita a cada dia ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante”, lembra Dom Bosco, autor do Sistema Preventivo.
Esta oportunidade de Adoração no Instituto Canção Nova é feita diante da Eucaristia exposta no altar, em um ostensório (uma peça de aço geralmente dourada), pelo sacerdote ou pelo ministro extraordinário da sagrada comunhão. A Adoração Eucarística, também pode ser realizada em horários espontâneos, na presença de Jesus recolhido no sacrário (cofre ou caixa onde se guarda a Eucaristia).
Durante a Adoração Eucarística exclusiva do Ensino Médio a palavra que atingiu o coração do estudante Leandro Oliveira foi: “Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer” (João 15, 5). “A mensagem mostra que Deus está conosco e que, desta forma, daremos bons frutos”, explica Leandro.
“A Quinta-feira de Adoração no Instituto Canção Nova é uma oportunidade de intimidade, é quando posso me abrir e conversar com Jesus”, conta Maria Laura.
Segundo Matheus Costa, a Quinta-feira de Adoração na escola é um momento bem especial porque é reservado um tempo para conversar com Deus e deste modo, ele pode permanecer em Deus e Deus nele.
Os pequenos da Educação Infantil também demonstram seu amor à Eucaristia em companhia dos educadores e pais que cooperam na condução das Adorações Eucarísticas.
Em virtude das constantes ocasiões para a Adoração Eucarística, as crianças ficam em prontidão esperando o ministro extraordinário da sagrada comunhão expor Jesus, no altar da capela. E, em um destes momentos, a capela estava em pleno silêncio; quando ouve-se uma suave voz ecoar no ambiente: “Ele apareceu”! Foi a exclamação mais sincera daquela manhã. Alice Maria Duprat reconheceu que Jesus Ressuscitou e estava perto dela e dos coleguinhas.
Em vista disso, convido você a fazer a oração do monsenhor Jonas Abib diante da Santíssima Eucaristia:
Jesus, coloco-me diante da tua presença eucarística e peço a graça de que o meu olhar esteja totalmente voltado para ti, com todo o meu ser. Que nada nesse momento desviei o meu olhar da tua presença.
Estou aqui para reconhecer-te como meu Deus, meu Senhor e meu Salvador. Professo a minha fé na Eucaristia. Creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo, presente na Santíssima Eucaristia.
Aprecie as fotos da Quinta-feira de Adoração na escola: