2018 - Ano intenso e produtivo

Foto ilustrativa|pixabay.com

 

Quando o ano letivo de 2018 começou, imaginei que seria como outros tantos vividos aqui na escola. Mas agora, como ele acabou, posso analisar melhor e afirmar que foi um dos mais intensos e produtivos que passei no Instituto Canção Nova.

Os desafios começaram a partir das avaliações físicas básicas de peso, altura, flexibilidade e força de membros inferiores. Com elas consegui orientar pais em relação ao desenvolvimento de seus filhos e propor a manutenção ou melhoria da qualidade de vida dos estudantes, a começar por ajustes nas suas atividades físicas diárias.

Durante as aulas práticas do primeiro semestre, o foco principal foi melhorar a flexibilidade, resistência aeróbica e força de pernas nas turmas para as quais ministro aulas, entretanto, o que mudou de uma hora para outra foram as práticas, por exemplo: os 6º anos fizeram atividades físicas baseadas nas recreações; já para o pessoal do ensino médio os exercícios eram mais específicos.

Já no segundo semestre, a sensação de vida acelerada chegou ao máximo. Dava a impressão que não conseguiria fechar bem o ano.
A partir disso, reforcei meus pedidos de sabedoria e força a Deus, para conseguir cumprir as tarefas desse período de missão. Dessa forma, consegui o encaixe das coisas e, assim, ficou mais fácil cumprir a execução das atividades do cotidiano.

As aulas da metade do ano para frente tiveram como objetivo trabalhar a resistência anaeróbica e força de membros superiores. Claro que sempre ocorreram ajustes da intensidade dos procedimentos, de acordo com as faixas etárias e condições físicas dos discentes.

Outro ponto importante do último semestre foi quando coordenei os 3º anos A e B na elaboração da tradicional Gincana ICN. Apesar de não terem conseguido realizar a Abertura, devido às eleições, o evento aconteceu de maneira bem organizada e divertida. 

Fechar o ano letivo com a sensação do dever cumprido apenas complementa aquilo em que acreditamos: Deus sempre cuida de tudo!