Dia do Professor - o profissional que educa sempre

 

Educadores do Instituto Canção Nova | Foto: Juliana Miranda

 

Acompanhe algumas atividades realizadas, durante este ano, pelos profissionais da educação, no Instituto Canção Nova.

 

Aula de matemática com a prof.ª Aline Furlan

 

Os alunos da prof.ª Aline Furlan, da Educação Infantil, tiveram uma aula “mega especial” de matemática. Além de se aventurarem pelo circuito em busca do tesouro matemático, aprenderam, de forma divertida e pedagógica, a contar os tesouros encontrados.

 

 

Diversão e aprendizado na aula de matemática com a prof.ª Anamelia Hummel

 

Antes das atividades gráficas, a prof.ª Anamelia Hummel dividiu a turma em equipes e movimentou o Nível I, com “Dança da cadeira e varal dos números”. Os grupos trabalharam os movimentos de preensão e pinça, juntamente com a assimilação dos números e quantidades. A “brincadeira” ainda favoreceu o desenvolvimento da atenção e concentração.

 

Aula de Informática aplicada pelo Prof. Allan Gaspar

 

A turminha da Educação Infantil se divertiu na Aula de Informática do Prof. Allan Gaspar! Além de ser uma aula divertida, é, também, importante para o desenvolvimento de coordenação de nossos pequenos, que não desgrudam os olhinhos da tela do computador, executando as atividades.

 

Aula de Língua Portuguesa lecionada pela prof.ª Ana Paula Pelegrini

 

Já os estudantes dos 7º ano, do ensino fundamental, orientados pela prof.ª de Língua Portuguesa, Ana Paula Pelegrini, tiveram uma experiência muito rica e importante com a literatura de cordel. Após conhecerem os cordéis por meio de uma exposição informal realizada em sala de aula, leram dois poemas diferentes e receberam a proposta de escreverem um cordel. A atividade foi um sucesso! Trabalhou a produção textual, incentivando a criatividade.

 

Aula no nível I aplicada pela prof.ª Cassia Paiva

 

O nível I estudou sobre as profissões, por isso, o uniforme escolar foi substituído pelos trajes profissionais que os pequenos desejam usar um dia: dentista, músico, policial, bombeiro, arquiteto, médico… Caracterizados da profissão que desejam exercer no futuro, eles iniciaram o conceito acerca de ocupações diferentes, por meio da intervenção cuidadosa da prof.ª Cassia Paiva.

 

“Corrida espacial da multiplicação” atividade realizada pela prof.ª Fernanda Xavier

 

O espaço próximo à biblioteca do Instituto Canção Nova foi tomado pelos estudantes dos 2° anos, do ensino fundamental, com o jogo pedagógico “Corrida espacial da multiplicação”. A atividade foi realizada pela prof.ª Fernanda Xavier, que organizou fileiras de cones para cada equipe, colocando ao final um cartaz com várias questões, pedindo o dobro, triplo ou o resultado de uma multiplicação. Os principais objetivos pedagógicos foram auxiliar na memorização do dobro e triplo, exercitar o cálculo mental, praticar a multiplicação e desenvolver o espírito de cooperação e trabalho em equipe. A brincadeira foi finalizada em sala de aula, com o esclarecimento de dúvidas e a resolução correta de algumas questões. Foi uma aula bem divertida e essencial para um bom entendimento dos alunos.

 

Atividade de matemática, sobre a construção dos sólidos geométricos

 

A mesma educadora deu sequência às atividades de matemática, sobre a construção dos sólidos geométricos, com os estudantes dos 3ºs anos A e B do Ensino Fundamental. Seguindo a receita da apostila, ela preparou a massinha e dividiu-a entre os educandos, que confeccionaram os sólidos geométricos em um misto de brincadeira e aprendizagem. Os principais objetivos pedagógicos foram observar as características das figuras não planas, identificar objetos semelhantes, perceber as diferenças entre eles e nomear corretamente as formas construídas.
Os alunos se divertiram bastante, responderam perguntas oralmente e também registraram complementos da atividade no caderno.

 

Aula de Inglês da Prof.ª Simone Portugal.

 

Os pequenos do Nível I B se divertiram e, ao mesmo tempo, aprenderam muito na empolgante aula de Inglês da Prof.ª Simone Portugal. Eles fizeram a contagem dos números, aprenderam a falar o nome de diversos animais e, além disso, fizeram a festa com a canção super divertida “Twinkle Twinkle Little Star”.

 

Aula de Filosofia com o Prof. Michael Viana

 

As aulas de Filosofia do 5°D, com o Prof. Michael Viana, são ricas em conhecimento, e levam nossos alunos a terem um pouco de intimidade com o pensamento filosófico. Aprender nunca é demais e instigar as crianças e jovens a pensarem de forma ousada, para o bem, é um desafio cada vez maior. O aprendizado dos alunos enfatizou a Autoestima, que é indispensável para a realização pessoal.

 

Aula de português com a prof.ª Fabiane Sampaio

 

De uma maneira bem interessante, lúdica e divertida, nossa turminha do 3º ano A, do Ensino Fundamental, aprendeu um pouco mais sobre substantivo coletivo. A atividade foi realizada juntamente com a prof.ª Fabiane Sampaio, durante a aula de Português. A sala foi dividida em dois grupos e a professora desenvolveu o estudo com o jogo das mímicas.

Esses foram apenas alguns momentos. Mas a grandiosidade do trabalho dos educadores do Instituto Canção Nova pode ser vista diariamente, em pequenos e belos gestos, às vezes rotineiros, mas que modificam definitivamente a vida de cada estudante.

Estimados(as) professores(as), a comunidade educativa celebra com vocês o Dia do Professor: 15 de outubro. E parabenizamos cada um pela dedicação diária e profissionalismo na missão de educar homens e mulheres novos para um mundo novo.

Quem é ou foi o seu/sua professor(a) preferido(a)? Deixe uma mensagem para ele(a)!

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Ele será aprovado automaticamente.