XVI Festa Junina - Instituto Canção Nova faz bonito pro povão!

No último sábado, dia 10 de junho, aconteceu mais uma edição da tradicional Festa Junina do Instituto Canção Nova. Com muita simpatia as missionárias e coordenadoras da escola Patrícia Gerácomo e Rosane Horácio apresentaram todo o evento, abriram com repentes em poemas, introduzindo a cada apresentação dos nossos alunos.

Eu não esqueço de nada
Tudo está na lembrança
Conhecendo a história
Compreendo uma criança!

Resgatando a esperança
Respeitando a geração
Vamos todos minha gente
Entender a evolução.

Daremos início agora
A apresentação
Obrigado a você que veio
Bem-vindo de coração!

E neste São João
Quadrilha é a sensação
Instituto Canção Nova
Faz bonito pro povão!

Os alunos prepararam
Com grande satisfação
Simbora menino
Venha logo pro salão!

O tema: “Memórias em Canções” originado do Projeto Anual da escola, buscamos resgatar as músicas que marcaram histórias, e que assim, construíram tradições muito ricas na sociedade. O Projeto de 2017 quer resgatar o significado do tema: “História e Histórias, passaporte para o mundo”, trabalhando a interdisciplinaridade que o tema comporta. Baseado nos 300 anos da história de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos de Nossa Senhora de Fátima queremos enfatizar as descobertas e invenções posicionadas por décadas, desde 1770 a 2020. Conhecemos os fatos que marcaram estas épocas, como também localidade, costume, estilo de moda, etc.

O costume de festas no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão – que em Portugal (e na Europa toda) é em junho, julho e agosto, exatamente na época do nosso inverno.

“Quando vieram para o Brasil, no século XVI, os portugueses desejavam manter o costume de festejar, mas aqui não havia produção de trigo. O jeito foi fazer a festa com um grão muito consumido pelos nossos índios: o milho”, explica o professor de história Jaime Almeida, da Universidade de Brasília (UnB).

O festejo teve muitas novidades, com comidas típicas, premiações dos reis e rainhas da viola, apresentações de danças dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ginástica Rítmica, Coral além de muita diversão. E para fechar em grande estilo a Quadrilha do Ensino Médio encerrou a nossa noite.

Clique e confira um um pouco de nossa festa