Por Samara Virgínia Silva
O PROJETO MÚSICA RAIZ foi um conteúdo desenvolvido a fim de atender a todas as séries do Ensino Médio do período noturno. Englobou as disciplinas de LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA e GEOGRAFIA.
Em LÍNGUA PORTUGUESA trabalhamos as variantes linguísticas. Embora seja função da escola ensinar a gramática normativa (norma culta da língua), faz-se extremamente importante apresentarmos aos alunos outras maneiras de comunicação, de forma que devemos respeitar as variantes que são diferentes das nossas e valorizar a cultura de povos tão sábios como os sertanejos.
Em LITERATURA trabalhamos as produções literárias que abordam o sertão como principal cenário, as mazelas da região e a luta incansável do sertão em busca de respeito e valorização. Trabalhamos obras como “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa e também a obra “Sertões”, de Euclides da Cunha.
Em GEOGRAFIA, trabalhamos como enfoque a batalha da guerra de Canudos, um conflito no sertão baiano que terminou com o fim do povoado de Canudos.
A temática foi de aceitação muito positiva por parte de nossos alunos, que prontamente se empenharam em desenvolver um trabalho de apresentação para o conteúdo teórico previamente aprendido.
Desta forma, no dia do evento, contamos com a participação ativa dos alunos, com a presença das famílias, bem como apresentações de músicas denominadas “moda de viola”, gentilmente apresentadas pelo Senhor Vítor (Seu Vitinho) e pela jovem violeira Maria Eduarda.
Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para que nosso evento fosse abençoado como foi.