VI Feira do Saber

 

Exposição do 6º ano na VI Feira do Saber|Foto: Maria Rita

O Instituto Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP, realizou a VI edição de sua tradicional Feira do Saber, cujo tema foi História e Histórias: “Passaporte para o Mundo”, no dia 27 de junho. A programação contou com exposições de trabalhos elaborados pelos estudantes do ensino fundamental e médio, sob orientação dos educadores. 
Os conteúdos expostos tiveram como objetivos enriquecer e ampliar o conhecimento e senso crítico dos educandos como protagonista no processo educativo.
Nos corredores, nas escadas, nas salas de aulas e nos pátios o assunto era a VI Feira do Saber do Instituto Canção Nova. Espaços também utilizados para a produção dos materiais para exposição.
A turma do 8º ano B promoveu um breve bate-papo, no qual contaram um pouco do que aprenderam da década de 30.
“Em nossas pesquisas encontramos muitos fatos interessantes. No cinema, o lançamento do clássico da Branca de Neve; no esporte, a primeira Copa do Mundo de Futebol; na cultural, o Movimento do Cangaço de Lampião e Maria Bonita; na política, a Revolução Constitucionalista de Getúlio Vargas; na gastronomia, o milk shake…”, disse Gabriel Augusto, aluno do 8º ano B.
O projeto da VI Feira do Saber do Instituto Canção Nova estimulou o aprendizado em todo o processo – tempestade de ideias, pesquisa, divisão das responsabilidades, organizações e exposições – até mesmo na competição sadia entre as turmas opositoras, favoreceu a integração, a participação, a pesquisa e o saber colaborativo em vista do sucesso sobre a turma concorrente, comentou o professor Thiago Ribeiro.
Pense em uma orientadora feliz? Esta pessoa é a professora Lucila Quirino, da turma 9º B. O empenho, a busca, o aprendizado ascendente, a participação, e o compromisso da turma foram os motivos da satisfação desta docente que não parava de elogiar a equipe.
“Eu depositei neles a confiança. Eles são capazes de realizar um ótimo trabalho. Meus alunos estão de parabéns! Estou orgulhosa, contente pela atividade diferenciada e porque eles deram o melhor”, destaca a orientadora.
O Prof. Henrique Samuel, iniciou a primeira Feira do Saber em 2007 com os colegas Tarcísio de Aquino e Kelly Aquino. Nesta edição o educador orientou a turma do 8º ano A, que apresentaram o tema: Revolução Francesa e a Vacina contra varíola. Ele percebeu que a VI Feira do Saber do Instituto Canção Nova está sólida, possibilita aos estudantes o envolvimento, a descoberta por meio das pesquisas e a produção de conhecimento variado.
Os discentes impulsionados pela curiosidade em conhecer as décadas não mediram esforços para pesquisar os conceitos de cada tempo, é o caso de Bianca Cunha, aluna da 3ª série do ensino médio, que está satisfeita com o resultado do trabalho que sua turma apresentou sobre os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida e a peça teatral do “Auto da Compadecida” do autor brasileiro Ariano Suassuna.
“A nossa turma desde os preparativos a exposição da VI Feira do Saber foi muito bem. Somos organizados, unidos e o professor Rodrigo Barroso colaborou todo tempo. Coletamos as opiniões dos colegas, pesquisamos e a partir das referências, começamos a executar nossas atividades em grupos”, enfatizou a aluna.
A Escola parabeniza os vencedores pelo protagonismo e agradece a comunidade educativa pelo sucesso da VI Feira do Saber do Instituto Canção.

Veja os álbuns das Feiras:

VI Feira do Saber

V Feira do Saber

IV Feira do Saber

III Feira do Saber

 


Eugênia Fraante

Eugênia Helena Fraante, missionária da Comunidade Canção Nova. Cursou Pedagogia e atua como Assessora de Comunicação no Instituto Canção Nova.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.