Ensino Fundamental - Projeto arte plástica Impressionismo

Por prof.ª Taís Fernanda

 

O Projeto arte plástica Impressionismo:Réplica de Vincent Van Gogh, obra “O quarto em Arles” é uma série de três quadros do impressionista holandês Vincent Van Gogh, pintados entre outubro de 1888 e setembro de 1889. A obra é uma das mais conhecidas do artista, e até mesmo do mundo.

O famoso quadro retrata o quarto que Vincent Van Gogh alugou na “casa amarela”, na cidade de Arles, na França, país onde trabalhou durante quase toda a sua existência. Pintou a obra mais de duas vezes, cerca de um ano depois, enquanto estava internado no hospício de Saint-Rémy-de-Provence.

Dentre os objetivos do projeto, destacam-se: analisar a obra plástica do movimento impressionismo em seu contexto histórico; conhecer o artista e a característica da pintura a partir do referencial teórico estudado; oferecer subsídios para que os alunos possam construir seu próprio percurso artístico.
As turmas do fundamental (7º ano) fizeram uma análise detalhada sobre a obra plástica de Van Gogh e reproduziram a obra de Arte bidimensional por meio de construções de maquetes inserindo arte visual tridimensional.
Com esse projeto foi possível levar os estudantes a refletirem sobre o tema proposto e expressarem sua postura através de uma obra.
O processo de avaliação se deu através da apreciação e da análise das produções artísticas dos alunos a luz do referencial trabalhado, a fim de se verificar o nível de desenvolvimento das habilidades propostas e da apreensão do conteúdo previsto – Arte plástica Impressionismo e o seu contexto histórico.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.