Está chegando ENEM! E agora?

Cultive bons hábitos de estudo|Foto:Wesley Almeida

O ensino médio é uma das fases mais importantes no processo da construção contínua da personalidade do estudante, assim como também é um momento de muitas crises e dúvidas. Além de toda alegria que compõe “o ser adolescente”, junto a isso vem também uma sensação de angústia diante de questões como: “O que vou fazer da minha vida quando terminar o Ensino Médio? Qual profissão seguir? Quais caminhos trilhar?”. De fato, essas perguntas podem ser assustadoras a princípio, mas é fundamental que sejam feitas.

Alunos da terceira série do Ensino Médio vivem a angústia dessas questões mais intensamente do que os alunos de outras séries, pois estão mais próximos de ter que fazer suas escolhas profissionais, marcadas muitas vezes por vestibulares, e claro, o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
Se preparar para o ENEM é um processo gradativo que compõe um aprendizado científico construído ao longo de toda vida escolar, de modo especial no ensino médio. Atualmente, muitas Universidades públicas e particulares fazem uso dessa nota para fins de classificação dos alunos em suas instituições, o que faz com que este exame seja mais complexo e disputado entre os alunos. Além da verificação classificatória das

Universidades, ter uma boa pontuação no ENEM pode ajudar os alunos a conseguirem bolsas e descontos em instituições de ensino superior privada através de programas governamentais, como o PROUNI, por exemplo. É fato que, para o estudante que está concluindo o Ensino Médio, seja um momento dramático, mas de muitas expectativas também. Apesar daquela sensação que os jovens têm de que “seu futuro está em jogo”, é preciso manter a calma, meses antes da realização do exame.

É necessário perceber que o exercício da concentração no período que antecede o ENEM, atrelado a boas experiências, como cultivar bons relacionamentos, é fundamental. Estar em paz consigo e com os outros é muito importante, além de que esse período deve ser intensivo diante dos estudos. Fazer revisões periódicas de conteúdo e exercitar a mente com a realização de exames de anos anteriores disponíveis na internet são boas estratégias, sendo que esse movimento não é só intelectual, mas também um exercício físico, pois ficar sentado muito tempo mantendo o foco não tarefa fácil, exige treinamento.

Talvez uma das maiores manobras a serem feitas pelos alunos nesse período que antecede o ENEM, é conciliar os estudos com a boa convivência e também se divertir moderadamente, afinal, o lazer também educa a inteligência.

Cultivar bons hábitos de estudo, aproveitar os professores e colegas para esclarecer dúvidas, manter o foco no estudo individual, rever conteúdos, descansar e se divertir, seriam algumas das dicas que eu deixaria aos meus alunos nesses poucos meses que antecedem o ENEM. Tenham calma e perseverança, vocês conseguem; afinal, nos preparamos para isso.

 


Thiago Ribeiro

Thiago Ribeiro é Mestre em Ciências da Educação, graduado em Filosofia pelo Centro Unisal de Lorena, e especialista em Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), especialista em Gestão Escolar e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Duque de Caxias do Rio de Janeiro. Atua como Professor de Filosofia e Ensino Religioso no Instituto Canção Nova.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.