Em setembro celebramos aqui no Brasil o mês da Bíblia, pensando nisso podemos refletir o seguinte: “Como está minha experiência com as Sagradas Escrituras?” Como está meu relacionamento com a Palavra de Deus?”. Mas, talvez você não tenha feito nenhuma experiência com a Palavra de Deus e não saiba nem como começar. Assim surge a seguinte pergunta:
Como posso ter uma experiência com a Palavra de Deus?
Bem, a primeira atitude que precisamos ter para uma experiência verdadeira com a Palavra de Deus é a disposição interior. Esta nos coloca abertos para que Deus realize mudanças em nós por Sua Palavra.
Caso você tenha a Bíblia em casa, faça a experiência de abri-la e escolher um livro para ser lido. Aqui eu sugiro a Primeira Carta de São João. Tendo a Bíblia em mãos e aberta neste livro, agora você pode fazer a experiência de ler o texto do capítulo primeiro. Ao ler o texto, fique atento no que está escrito, depois pergunte para você mesmo: “O que o texto diz?”, isso já será de grande ajuda. Na etapa posterior pergunte-se: “O que o texto me diz?”.
Para entrar em clima de oração, nas etapas seguintes, ainda com o mesmo texto, você deve fazer os seguintes questionamentos: “O que Deus me diz com o texto?”, e ainda: “o que digo a Deus a partir do texto?”. Estes são os passos da Leitura orante da Palavra. Viu como são fáceis, basta dar o primeiro passo. As perguntas anteriores seguem a seguinte dinâmica: Leitura; Meditação; Contemplação e Oração. Sendo que você pode aplicar ainda um quinta passo, a Ação, que se encaixa na pergunta: “Como aplicar esta realidade em minha vida?”. Assim, a realidade apreendida na Palavra se torna vida, se torna vivência.
Neste mês de setembro, deixemos que a Palavra de Deus nos molde e nos decifre.
Leia também:
O céu é logo – Dia de Todos os Santos
O Cultivo da Espiritualidade no Instituto Canção Nova
Deus abençoe!