O Cultivo da Espiritualidade no Instituto Canção Nova

 

Educandos participaram da Santa Missa|Foto: Maria Rita

Educandos participam da Missa Mensal|Foto: Maria Rita

 

No Instituto Canção Nova temos os fundamentos de nosso ensino no Sistema Preventivo de Dom Bosco, presamos pelo incentivo e vivência da espiritualidade entre os alunos. Oferecemos a possibilidade de participação dos alunos nas celebrações da Santa Missa, nas participações em Adorações ao Santíssimo Sacramento e em retiros que propomos.

Por que estas atividades são importantes em nosso Instituto Canção Nova?

Primeiro porque acreditamos que as bases de uma sociedade bem formada estão diretamente ligadas aos valores sociais e éticos. Alguns valores são absolutos e universais, são eles a verdade, a bondade, o amor, a justiça, a honestidade, a solidariedade, tendo como principal dentre eles a vida. Valores estes que são parte da vida e doutrina cristã e essenciais para uma convivência saudável dentro da sociedade.

Nós, tendo em vista nossa Identidade e Missão propomos o Evangelho como o instrumento eficaz para que as crianças e os jovens sejam bem formados em nossa Instituição, uma vez que somos confessionais.

Como cultivamos a espiritualidade?

Vivenciamos diariamente, antes das aulas de cada turno, a espiritualidade do Bom dia, Boa tarde ou Boa noite. Nesta atividade promovemos reflexões que ajudam os alunos na vivência dos valores mencionados acima. Acreditamos que estes valores integrarão os jovens de maneira sadia na sociedade.

Semanalmente vivenciamos também a espiritualidade das Adorações ao Santíssimo Sacramento, realidade cara para nossa Instituição Católica. São momentos fortes da nossa espiritualidade e oração. Promovemos as adorações dividindo-as entre o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Todo mês, cada turma tem a oportunidade de participar da celebração da Santa Missa. A Santa Missa no ambiente escolar é a expressão do ponto ápice da identidade Católica do Instituto Canção Nova.

Enfim, cientes de nossa identidade e desejosos de promover a educação para as realidades elevadas na vida das crianças e jovens, promovemos estes momentos próprios de espiritualidade para crescimento de nossos alunos.

Confira o álbum da Missa Mensal celebrada com muita espiritualidade

Leia também:

Dom Bosco, uma história fascinante

O Cultivo da Espiritualidade no Instituto Canção Nova

Deus abençoe!


Edison de Oliveira

Padre Edison de Oliveira, sacerdote na Comunidade Canção Nova, ordenado em 28 de agosto de 2016 na Diocese de Lorena/SP, formado em Filosofia e Teologia. É responsável pela dimensão da espiritualidade do Polo Educacional Canção Nova desde 05 de setembro de 2016.