Por Amanda Neves
A equipe de projetos do Instituto Canção Nova deu o pontapé inicial em um belo projeto que busca incentivar a leitura entre as crianças e jovens. O trabalho que começou na semana do Livro, está longe de acabar.
A última semana de abril foi uma semana de experiências, trocas, apresentações e vivências sobre a importância da leitura na formação global do indivíduo. A programação contou com atividades como palestras e convivência com autores da Comunidade, práticas pedagógicas e experiências que envolveram todos os ciclos do Instituto Canção Nova, com o objetivo de despertar crianças, adolescentes e jovens para a riqueza de conhecimento que os livros oferecem.
Com um bate-papo reflexivo, a colaboradora Amanda Aparecida Helena Neves, que atua na equipe do Núcleo Pedagógico do Instituto Canção Nova, falou aos alunos do 6º ano ao 3º EM sobre a experiência da leitura enquanto fonte de crescimento e autoconhecimento.
Utilizando “o Pequeno Príncipe” como ponto de partida, o bate-papo incentivou os alunos a revisitarem a forma como são capazes de ler e interpretar não apenas o que está escrito, mas tudo que pode ser visto e vivenciado diariamente, incluindo suas próprias escolhas e atitudes diante dos desafios típicos de cada fase.
“Se cada criança, jovem, adolescente ou adulto que passa por nós for capaz de entender que suas vivências fazem parte de uma história que é escrita todos os dias, será possível compreender que todos que estão ao seu redor também são autores de diferentes histórias e que precisam ser respeitados, porque ninguém pode ser descartável”, disse Amanda. “Aprender a cativar, suportar desafios, persistir em sonhos, caminhar no deserto até encontrar um poço… São experiências que o Pequeno Príncipe traz e que nos ajudam a compreender que sempre é possível reler e reescrever a nossa própria história de uma forma melhor”, disse a colaboradora.
Ao final do bate-papo, diversos livros foram sorteados entre os alunos que participaram, incluindo dois exemplares da obra “O Pequeno Príncipe”.
O desejo dos organizadores é que a semente plantada nesses dias frutifique e todos os alunos possam ter mais interesse pelo mundo da leitura.
Veja as fotos de alguns momentos do bate-papo: