Os estudantes do Ensino Fundamental das redes públicas e privadas de Cachoeira Paulista, SP, tiveram um compromisso especial na tarde de terça-feira, 18 de setembro. Eles foram até o Rincão do Meu Senhor, na sede da Comunidade Canção Nova, para receberem o certificado de participação do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, escola e família.
De acordo com o cabo da PM, Cleber Silva Morais, que ministrou o curso para os educandos do Instituto Canção Nova, o principal objetivo do programa é prevenir o uso e abuso de drogas. “O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência”, declarou.
Segundo Shirleya Nunes de Santana, diretora do Instituto, o trabalho de prevenção às drogas e violência teve início em 2010, inicialmente com algumas palestras sobre o assunto e encontros da “Escola da família”. Logo surgiu a oportunidade de aplicar o Programa na escola, o que ocorre interruptamente, desde então. Essa formação é muito importante, pois orienta as crianças e jovens a se manterem longe das drogas e da violência com mais determinação.
As atividades do Proerd iniciaram no dia 22 de maio. Foram dez encontros semanais, com duração de 50 minutos, durante um período de três meses com os educandos dos 5ºs anos. O tempo foi favorável para boa formação, que certamente ajudará os alunos a tomarem decisões de forma saudável e segura.
O sucesso do programa reflete-se no retorno que os alunos dão. Prova disso é a aluna Lívia Ferreira Gonçalves, 5º ano A , contou que o curso do Proerd a ensinou dizer não aos riscos do mundo.”Devemos aproveitar as experiências dos mais velhos, pois eles já vivenciaram as dificuldades do mundo. Vou levar esses ensinamentos para a vida toda”, comenta a aluna.
Acompanhar o desenvolvimento do aluno durante o Proerd é notável. Para a professora Auréa Tirelli, o trabalho é extremamente positivo, pois permite capacitar e informar os alunos de maneira preventiva a buscar uma vida saudável, sem drogas e longe da violência. “Trata-se de uma reflexão profunda sobre a valorização do ser humano e da vida em sociedade”, relata a professora.
A cerimônia foi organizada pelos Policiais Militares instrutores do programa, e contou com a presença de autoridades locais, representantes de escolas, amigos e familiares.
Foi uma tarde alegre, em que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar cada acontecimento com sensação do dever cumprido. Entrega dos certificados, escolha das melhores redações, juramento, e o auge da cerimônia, com a canção do Proerd, tornaram o dia memorável, com muito encantamento e alegria.
Nosso sincero agradecimento aos instrutores da Polícia Militar, cabo Cleber Morais e Áquila Silvério, que demonstraram determinação e dedicação durante os encontros realizados e levam uma bela missão em frente.
Para saber mais, conheça o site do PROERD
Veja também: