Diante dessa nova realidade que estamos vivendo de ensino remoto, home office e o isolamento social, ficou evidente uma mudança de rotina tanto pessoal quanto da dinâmica de muitas famílias, o que nos permitiu uma flexibilidade excessiva quanto aos horários, principalmente do sono, mas existem alguns pontos que são muito importantes e que precisam ser reconsiderados para que seja possível obter resultados mais concretos em nossas atividades diárias.
Ninguém sabe ao certo a função do sono, mas existe uma hipótese bem consistente que diz que nos primeiros anos de vida, o sono tem um papel primordial na maturação do sistema nervoso central. Outra hipótese é a mais conhecida e que ele serve para reposição das nossas energias, mas acredita- se também que é durante o sono que acontece a inversão da memória temporária para a memória permanente. Além de que, é durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.
Assista ao vídeo: A importância da rotina
De acordo com Soares (2010) “As crianças que não dormem o suficiente (…) ficam ativas mais do que normal e têm dificuldades em estar atentas e em comportarem-se adequadamente, sendo muitas vezes mal diagnosticadas.” Por isso é tão importante proporcionar as crianças uma rotina de sono que permita uma restauração eficaz, já que essa agitação, assim como o mau humor ou a irritabilidade podem ser recorrentes a uma noite mal dormida e consequentemente prejudicar seu rendimento nas atividades diárias, como nas atividades escolares.
Então não podemos esquecer que é de extrema importância que as crianças tenham bons hábitos de sono e descansem as horas necessárias recomendadas, pois é indispensável para um bom desenvolvimento cognitivo, físico e emocional (Soares, 2010; Bouton,1996).
Nosso sono passa por duas fases, mas é no sono REM que enfatizamos a memória intelectual, pois essa fase tem funções muito relevantes para a aprendizagem, para a organização da memória e para a estabilidade psicoafetiva, destacando a memória de curto prazo e processando os conhecimentos para novas aprendizagens, já que neste estágio o cérebro permanece relativamente acelerado.
São vários os tipos de aprendizagem, que podem ser consolidadas através dos diferentes estágios do sono, por isso apostar em um ambiente que facilite essa prática diária é tão valiosa. Precisamos ensinar nossas crianças que assim como brincar e estudar são essenciais para seu desenvolvimento, ter uma boa noite de sono, com qualidade também trará muitos benefícios para sua saúde física, psicológica e emocional.
Veja também o vídeo: Como administrar os estudos em casa?