Projeto Pintura em tela

 

A pintura em tela realizado com os alunos dos 8° anos foi sobre a releitura de algumas obras. Releitura é a prática do fazer artístico. É importante observarmos a atitude do aluno com relação à obra e qual a reação manifestada por ele. Em poucas palavras é fazer arte da arte. É criar uma obra baseada em uma outra já existente, anexando novas pinceladas, arranjos, tons e cores, ou seja, dando às obras um toque pessoal.

Releitura é a prática do fazer artístico|Foto: Eugênia Fraante

O objetivo da releitura é contextualizar e apreciar atentamente a obra; levar os alunos a conhecerem a biografia dos autores trabalhados; praticar a releitura de imagens; mostrar o que há em uma obra e o que diferencia uma da outra.
A releitura é a arte de despertar a curiosidade e o gosto por esse mundo tão fantástico.

As obras trabalhadas foram de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Romero Brito, Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, entre outros.

Depois do trabalho de releitura e análise das obras, foi proposto aos alunos que escolhessem um artista e uma obra para realizar uma releitura em tela. Ao término das releituras foi realizada uma exposição com as telas no corredor da escola. Visamos com essa apresentação ampliar o conhecimento de nossos educandos.

Também é imprescindível definir previamente os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta da pintura em tela aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.

Leia também:

Escultura de papel com técnica de papietagem

Projeto arte plástica Impressionismo

Projeto Arte Povera


Tais Fernanda

Tais Fernanda é casada, mãe de dois filhos, nascida em Lorena, São Paulo. Formada em Pedagogia e com licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Santa Cecília, Pindamonhangaba. Leciona Arte no Instituto Canção Nova.