A Educação Infantil tem como principal objetivo acolher e desenvolver a criança, usando uma metodologia concreta e integral, com a finalidade de atender as diferentes dimensões do ser humano, sua afetividade, motricidade e cognição.
Em nossas salas de aula percebemos de forma muito latente o desenvolvimento da criança em seu aspecto físico, o amadurecimento em seu aspecto afetivo e o fortalecimento de suas áreas cognitivas. Por isso é importante que todo educador adquira os conhecimentos necessários para observar, analisar, compreender e gerir sua ação a partir desses conceitos, transformando sua prática pedagógica cotidianamente.
A pesquisadora Priscila Larocca desenvolveu um estudo sistemático nesta área e sua tese de doutorado trata especificamente da importância dos princípios psicológicos na formação e na constituição da prática docente, como também das relações pedagógicas existentes em sala de aula. Uma boa indicação de leitura para pais e educadores que se interessam por essa área da educação.
Na observação e vivência com os educadores que atuam na escola infantil, percebemos que existe uma estreita ligação entre a aquisição de conhecimentos psicológicos e uma melhoria na prática educacional, à medida que o educador se especializa, estuda, reflete esses conceitos sua prática, ele se desenvolve, amplia, modifica, potencializa… Por isso, Henry Wallon afirma: “ por uma prática educativa como campo de pesquisa psicológica e, em paralelo, uma investigação psicológica como base para uma possível renovação da prática educativa”.
Wallon compreende que o desenvolvimento humano possui três níveis importantes: afetividade, inteligência e motricidade, além disso, acredita verdadeiramente que a afetividade é o polo que liga os outros níveis.Faz parte do Sistema Preventivo de Dom Bosco o Amorevolezza, que compreende toda a dinâmica dos afetos, dos valores e das relações.
Desse modo, a tese de doutorado de Priscila Larocca serviu de grande valor para a nossa prática educativa aqui no Instituto Canção Nova da Educação Infantil e possibilitou desenvolver novos conhecimentos a partir disso, nos deu um novo significado para a nossa vivência escolar e possibilitou um novo aprendizado para nossa profissão de educadoras.
Com amorevolezza,