Instituto Canção Nova Inaugura Biblioteca no Espaço da Educação Infantil

As crianças da Educação Infantil ganharam um novo espaço reservado a histórias, personagens, palavras, ilustrações e imaginações: uma Biblioteca.

O ambiente foi inaugurado nesta quarta (01/11), com  apresentações de teatro em honra à vida Dia de Todos os Santos e o corte do laço inaugural. O novo espaço destinado à Biblioteca é um meio que inspira  leitura. 

Os 187  livros, de gêneros textuais diferentes como poesia, conto, fábula, bíblico, entre outros. Cada livro tem cor, cheiro, textura, peso e brilho único para cada criança. Esses exemplares, possibilitam descobertas, alegrias, crescimentos, encantamentos, por isso,  a escola investe desde a infância na seleção de bons livros e motiva os pequenos ao hábito e o gosto pela leitura.

Para a coordenadora da  Educação Infantil, Patrícia Gerácomo, os livros devem fazer parte do dia a dia das crianças, seja na escola, em casa ou no banco da praça. O fato das crianças estarem rodeadas por obras literárias faz com que sejam contagiadas pela leitura e mergulhe no universo da imaginação, estimulando assim o desenvolvimento cognitivo, a oralidade, a criatividade além de facilitar o aprendizado.

A estreia da Biblioteca cativou as turminhas  da Educação Infantil. As crianças ficaram encantadas quando entraram no espaço e sentiram o cheirinho dos livros novinhos, viram a árvore que trazia a novidade do mês, o pássaro e a borboleta desenhados na parede branca da sala. Não resistiram e logo embarcaram na aventura e no florescimento da leitura.

E para dar continuidade a contação de histórias os livros ficarão ao alcance das crianças durante o ano letivo. Os professores organizarão e acompanharão seus alunos à biblioteca, onde escolherão um exemplar para levar para casa e depois devolverão para que outro coleguinha também possa ler.

Patrícia espera que a biblioteca faça parte da rotina escolar dos pequenos e que os livros sejam os companheiros durante o crescimento de cada criança. “Não basta ter um espaço bonito, confortável e organizado de livros, é necessário que este espaço seja utilizado de acordo com os projetos temáticos da escola, bem como propiciar atividade de contação de histórias e dramatização”, acrescenta a coordenadora.

As obras literária foram adquiridas através de doações das editoras Paulus, Ave Maria, Santuário, Canção Nova, Rede Salesiana de Escolas, Mundo Mirim, FTD, Ática, Pais, Professores, amigos e vendas de doces.

Assim, o Instituto Canção Nova agradece a você que presenteou as 154  crianças com a contribuição dos exemplares para a implantação da Biblioteca.

 


Eugênia Fraante

Eugênia Fraante é missionária na Canção Nova desde 2003. Cursou Pedagogia pelo Centro Unisal de Lorena e é graduanda do curso de Jornalismo. Atua no Instituto Canção Nova como analista júnior, produtora de conteúdos Web, Social Media e Gestora do Núcleo de Comunicação.