A prática regular das pedaladas traz muitos benefícios para a saúde do praticante. Além de fortalecer as pernas, exercitar-se dessa maneira pode garantir um melhor funcionamento do coração e pulmões.
Assim como em outros exercícios, andar de bike também combate o mau humor, pois libera no organismo a serotonina, que é uma substância reguladora da sensação de bem-estar.
Outro ponto relevante, que coloca a atividade física feita com esse veículo de duas rodas em destaque, é que os modelos básicos de bicicleta geralmente são de boa qualidade e com custo acessível. A manutenção, quando necessária, também não causa grandes sustos, quando comparada a outros meios de transporte.
A dica é começar de leve e buscar trajetos planos até que o corpo comece a se adaptar para, depois, o principiante encarar desafios maiores. A quantidade de tempo, no início, pode ser de 20 a 30 minutos por dia, dependendo da condição física do indivíduo.
O atleta amador ou até mesmo profissional deve procurar lugares para treinar que tenham menor fluxo de veículos motorizados, pois, com o ar em melhores condições, os resultados são mais positivos e, consequentemente, a qualidade de vida também melhora.
Ah! E não se esqueça de dar aquela passadinha fundamental no médico, para conferir se está tudo bem com o funcionamento do seu corpo, antes de dar início á pratica. Também é importante procurar um profissional de Educação Física que oriente corretamente seus treinos! Depois, é só aproveitar tudo que essa atividade tem de bom pra oferecer!
Leia também:
A natação me fez descobrir a profissão de educador Físico
Corrida de rua cai no gosto popular