Corpo docente participou da Semana de Capacitação Pedagógica em dias que antecedem a volta às aulas
Professores do Ensino Básico em preparação ao retorno às aulas, participaram de Semana de Capacitação Pedagógica realizada em Cachoeira Paulista-SP, de 18 a 22 de janeiro. Tempo significativo, haja vista, que neste ano o Instituto Canção Nova comemorará em 06 de fevereiro, os 15 anos de fundação, cuja palavra norteadora contempla a educação baseada no Evangelho. “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião. Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos. (Isaías 42,1-3)
Confira os melhores momentos da Capacitação 2016
Assuntos abordados no evento:
O Carisma Canção Nova e o Trabalho Santificado, abordado pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Sérgio Coutinho;
Programa UpToYou para a educação do adolescente: Neuropsicologia do adolescente – Neurociência do ato educativo – Chaves educativas para a relação educador/educando centrado na pessoa – Neuropsicologia do adolescente; ministradas pelo Pe. José Víctor Orón Semper sch.p, Ms.em Neurociência e Cognição da Universidade de Navarra;
Estudo da Palavra com Pe. Clayton Luiz da Comunidade Canção Nova;
Os 15 anos da Instituição, Profª. Esp. Shirleya Nunes de Santana;
Alfabetização em foco: características de um professor alfabetizar, Profª Maria Cristina;
O perfil do profissional da Educação básica: critérios para uma escola de qualidade, Profª. Me. Marcilene Bueno;
Apresentação do Projeto Anual 2016, Profª Dinorá Pereira e Profª Mirella Abib Ferraz.
“A Capacitação me proporcionou momentos de reflexão e muita aprendizagem. Mostrou que educar é ir além do conteúdo didático. Educar é descobrir o que a criança/adolescente precisa para crescer. É fazer com que o estudante entenda o porquê de tudo que é proposto, é demonstrar que me preocupo com ele e com seus sentimentos.
Ficou evidente a importância de uma formação pessoal para que a educação ocorra de forma eficaz.
Hoje é preciso educar de forma desafiadora, portadora de novidades. Pois, quando o educando percebe essa preocupação do educador em tornar as aulas mais dinâmicas, favorece o envolvimento e consequentemente a aprendizagem.
O educador precisa estar atento a reações dos seus educandos e se colocar à disposição para ajudar, demonstrando assim preocupação com os seus sentimentos e bem -estar”, disse Letícia Dorotéia Chaves, pedagoga da Educação Básica.
Veja também:
Descobri: Ser Canção Nova é a minha vocação!