As crianças da Educação Infantil ganharam um novo espaço reservado a histórias, personagens, palavras, ilustrações e imaginações: uma Biblioteca.
O ambiente foi inaugurado nesta quarta (01/11), com apresentações de teatro em honra à vida Dia de Todos os Santos e o corte do laço inaugural. O novo espaço destinado à Biblioteca é um meio que inspira leitura.
Os 187 livros, de gêneros textuais diferentes como poesia, conto, fábula, bíblico, entre outros. Cada livro tem cor, cheiro, textura, peso e brilho único para cada criança. Esses exemplares, possibilitam descobertas, alegrias, crescimentos, encantamentos, por isso, a escola investe desde a infância na seleção de bons livros e motiva os pequenos ao hábito e o gosto pela leitura.
Para a coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Gerácomo, os livros devem fazer parte do dia a dia das crianças, seja na escola, em casa ou no banco da praça. O fato das crianças estarem rodeadas por obras literárias faz com que sejam contagiadas pela leitura e mergulhe no universo da imaginação, estimulando assim o desenvolvimento cognitivo, a oralidade, a criatividade além de facilitar o aprendizado.
A estreia da Biblioteca cativou as turminhas da Educação Infantil. As crianças ficaram encantadas quando entraram no espaço e sentiram o cheirinho dos livros novinhos, viram a árvore que trazia a novidade do mês, o pássaro e a borboleta desenhados na parede branca da sala. Não resistiram e logo embarcaram na aventura e no florescimento da leitura.
E para dar continuidade a contação de histórias os livros ficarão ao alcance das crianças durante o ano letivo. Os professores organizarão e acompanharão seus alunos à biblioteca, onde escolherão um exemplar para levar para casa e depois devolverão para que outro coleguinha também possa ler.
Patrícia espera que a biblioteca faça parte da rotina escolar dos pequenos e que os livros sejam os companheiros durante o crescimento de cada criança. “Não basta ter um espaço bonito, confortável e organizado de livros, é necessário que este espaço seja utilizado de acordo com os projetos temáticos da escola, bem como propiciar atividade de contação de histórias e dramatização”, acrescenta a coordenadora.
As obras literária foram adquiridas através de doações das editoras Paulus, Ave Maria, Santuário, Canção Nova, Rede Salesiana de Escolas, Mundo Mirim, FTD, Ática, Pais, Professores, amigos e vendas de doces.
Assim, o Instituto Canção Nova agradece a você que presenteou as 154 crianças com a contribuição dos exemplares para a implantação da Biblioteca.