Retiro de preparação para a Primeira Eucaristia

 

Retiro de preparação para a Primeira Comunhão | Foto:Leticia Pereira/instituto.cancaonova.com

 

“Eu aprendi no retiro de preparação para a Primeira Eucaristia que a Eucaristia não é simplesmente um pedaço de pão. A Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo e que, Maria Santíssima, foi a primeira a receber a Comunhão no coração ao gerar Jesus. Gostei das palestras, da Santa Missa, que é o ápice, e das brincadeiras”,conta a catequizanda Maria Isabel Francisco.

No último dia 27 de outubro aconteceu, na Casa de Maria, em Queluz – SP, o Retiro em Preparação a Primeira Eucaristia para vinte e oito crianças que se preparam no Instituto Canção Nova, com o tema “Maria e a Eucaristia”.

 

Recepção na Casa de Maria, em Queluz, SP. | Foto: Leticia Pereira/instituto.cancaonova.com

 

O dia iniciou com a acolhida dos catequistas e missionários: Samira Andrade, Kaíque Duarte, Valdeir Bento, Jeisiany Silva e equipe da Casa de Maria. Ao chegarem, um apetitoso café da manhã, com direito a um tempo livre para brincar e conhecer o local.

 

Adoração a Jesus Eucarístico | Foto: Leticia Pereira/instituto.cancaonova.com

 

Em seguida, todos reunidos na sala de palestra para ouvir a pregação ministrada pelo padre Sóstenes Vieira. Depois seguiram para a capela para adorar Jesus Eucarístico. Ainda pela manhã, eles receberam envelopes com cartinhas dos seus familiares. E, para finalizar o primeiro tempo participaram da Santa Missa, o momento vital de Ação de Graças, do Retiro de preparação para a Primeira Comunhão, celebrada pelo padre Edison de Oliveira.

A catequista Jeisiany Sales esclarece o que é preciso para uma boa preparação para Primeira Comunhão.

“É preciso que a criança tenha o desejo, que os pais a acompanhe e que a equipe de catequese seja comprometida…. Se o ambiente é de bons testemunhos e vivências regulares, as crianças são mais estimuladas a receberem Jesus em suas vidas e viverem a autenticidade cristã”.

Enfim a hora do almoço. Uma pausa para descanso, ou seja, hora de brincar, conviver e conversar.

 

Momento de convivência | Foto: André Gomes/cancaonova.com

 

Para encerrar o dia de oração e convivência rezaram o Terço da Misericórdia, conduzido pelo padre Uélisson Pereira.

Jeisiany também acrescenta que o retiro na vida cristã das crianças é um tempo de semear amor a Jesus Eucarístico e a sua Mãe Maria Santíssima. E afirma que “muitos catequizandos saíram do retiro com uma visão de mais amor e desejo de receberem e viverem a Eucaristia”.

Logo após, todos entraram no ônibus, rumo ao Instituto Canção nova, em Cachoeira Paulista,SP, onde os pais aguardavam, saudosos, pelos seus filhos e suas filhas.

Para o pe. Uélisson Pereira depois da preparação para a Primeira Comunhão, os filhos precisam mais ainda do apoio dos pais para que eles sejam perseverantes. E completa: “os pais não podem simplesmente apontar o caminho da Igreja para os filhos, mas eles devem ser os primeiros a irem para que assim, os filhos sintam edificados e motivados pelo testemunho dos pais”.

O padre também explica que a catequese é um processo de formação que inicia com o testemunho dos pais e se estende às demais etapas de formação que atualmente existe na Igreja Católica. Os pais e/ou responsáveis devem incentivar e acompanhar os filhos na preparação para os sacramentos de iniciação cristã e também demonstrar através das palavras e da vida que eles seguem Jesus Cristo.

As fotos do Retiro podem ser vistas e baixadas AQUI ou retiradas com a coordenação de Catequese.

 

 

Leia também:

Deseja ser coroinha ou acólito?

XVII Gincana Estudantil “Copa na Rua”

Escola celebra dia de “Todos os Santos”


Eugênia Fraante

Eugênia Fraante é missionária na Canção Nova desde 2003. Cursou Pedagogia pelo Centro Unisal de Lorena e é graduanda do curso de Jornalismo. Atua no Instituto Canção Nova como analista júnior, produtora de conteúdos Web, Social Media e Gestora do Núcleo de Comunicação.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Ele será aprovado automaticamente.