Projeto arte bidimensional

 

Pintura bidimensional dos 7ºs anos | Foto: Maria Rita\instituto.cancaonova.com

 

Como exemplo de arte bidimensional podemos citar a pintura medieval, que era predominantemente bidimensional, os personagens retratados eram pintados maiores ou menores de acordo com a sua importância para a época. Esse caráter estilizado das obras desse período da história é também entendido como um reflexo próprio do contexto cultural, que enxergava a vida com forte ênfase no seu aspecto simbólico.

Trazendo para os dias de hoje as técnicas utilizadas na arte medieval, foi proposto aos alunos que trabalhassem em sala de aula a pintura bidimensional do pintor, escultor, serígrafo e artista plástico brasileiro Romero Brito, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, trazendo a realidade dos tempos atuais.

 

Pinturas em tela por estudantes | Foto: Tais Fernanda\instituto.cancaonova.com

 

O objetivo desse projeto vai além do simples prazer de manipular pincéis, pois permite interpretar e recriar pinturas em tela das imagens de Romero Brito disponíveis principalmente através da Internet. A reprodução das pinturas tem como objetivo enriquecer os trabalhos desenvolvidos, levando os educandos a uma maior proximidade com uma estética atual, colorida e alegre.

Dadas as diferenças de linguagens visuais presentes no ramo artístico, considera-se de extrema importância trabalhar a prática em sala de aula para que os alunos desenvolvam a sua criatividade e adquiram habilidades para elaborar e produzir arte.

A respeito da pintura, cada aluno escolheu uma imagem de Romero para ser pintada em tela utilizando tinta guache e tinta de tecido, tendo a liberdade de escolha das cores utilizadas nas obras, despertando-lhes assim o senso crítico e a liberdade de criação. Houve grande envolvimento dos alunos, todos se empenharam bastante em conhecer a história da arte na Idade Média e também a história da arte contemporânea trabalhado por Romero Brito, sendo o foco principal do nosso trabalho a arte bidimensional trazida para os dias atuais.

Espera-se com a realização deste trabalho que os alunos adolescentes envolvidos nas atividades propostas possam, em meio às dificuldades que possam surgir durante a vida, lembrar-se dos momentos bons de convivência entre os colegas e assim se tornem homens novos para um mundo novo.

 

Leia também:

Escultura de papel

Pintura em tela

Arte plástica

Arte Povera

 


Tais Fernanda

Tais Fernanda é casada, mãe de dois filhos, nascida em Lorena, São Paulo. Formada em Pedagogia e com licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Santa Cecília, Pindamonhangaba. Leciona Arte no Instituto Canção Nova.